Quem sou eu

Minha foto
Barra do Garças, Mato Grosso, Brazil
Acadêmicas do 8°semestre do Curso de Pedagogia - Disciplina: As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Professora: Gisele Silva Lira de Resende

terça-feira, 9 de novembro de 2010

DICAS PARA O PROFESSOR - Oito questões sobre como trabalhar com brinquedos



1. Como trabalhar bem sem uma brinquedoteca?
Ela não garante um trabalho bem-feito. Além disso, não é interessante que os brinquedos fiquem restritos a um ambiente. As crianças precisam encontrá-los em vários lugares e momentos. A preocupação maior deve ser em relação à organização do local e ao acesso dos pequenos aos itens. De nada adianta ter uma brinquedoteca se ela sempre estiver fechada ou se a turma só usá-la esporadicamente. Se ela existir, o acesso deve ser livre, assim como a circulação de brinquedos pela escola.

2. O que fazer se não existem brinquedos para todos?
É importante organizá-los para que sejam compartilhados, garantindo que todos brinquem. Os educadores devem planejar intercâmbios de objetos entre as turmas e a interação entre elas, inclusive reunindo crianças de idades diferentes. A garotada tem muito a ganhar: há trocas de ideias e o brincar se torna mais rico.

3. Armas de brinquedo devem fazer parte do acervo?
Mais do que decidir por incluir armas ou outros objetos, o importante é que as crianças possam elaborar ideias sobre o bem e o mal. Nas brincadeiras, o vilão é tão importante quanto o mocinho, portanto os pequenos têm de lidar com ambos no universo lúdico.

4.  Há itens adequados para meninos e para meninas?
Não. Se o brincar é um modo de representar, experimentar e conhecer as culturas, não faz sentido imaginar que panelinhas são só para meninas, e carrinhos, para meninos. Todos precisam ter acesso a qualquer item sem distinção e ficar livres para escolher com o que brincar. Elaine Eleutério, coordenadora pedagógica da CEINF Lafayete Câmara, em Campo Grande, explica que, quando os meninos, por exemplo, se negam a participar das brincadeiras de casinha por acreditarem que isso não é coisa de homem, os educadores entram em cena. "Questionamos a validade da afirmação com os pequenos. Dizemos que existem homens que fazem as tarefas domésticas e perguntamos se a turma conhece alguém que faça isso no dia a dia", diz.

5. É interessante usar sucata para incrementar o acervo?
Sim, não há problema em reaproveitar materiais. Ao eleger quais vão ser usados, é necessário questionar a utilidade que eles terão. Não se trata de aproveitar qualquer coisa para montar brinquedos, e sim criar brinquedos com objetos interessantes, de qualidade, bonitos e que não sejam perigosos. O ideal é deixar à disposição itens de uso não evidente, como rolos de papel-alumínio, e estimular os pequenos a conferir utilidade a ele, montando lunetas, binóculos ou cornetas, por exemplo.

6. Deve-se permitir levar brinquedos de casa?
Sim. As crianças gostam de fazer isso para mostrar aos outros quem são e do que gostam. Também o fazem para ter por perto um objeto pessoal com o qual se identificam e têm familiaridade. Combinados com a turma e com as famílias sobre emprestar os objetos para os colegas brincarem, ter cuidado para não danificá-los, misturá-los ao acervo, perder os esquecê-los ajuda a evitar problemas. É válido elaborar uma lista coletiva do que não é legal levar, dos brinquedos que não se quer emprestar, que tenham peças muito pequenas ou que já existam na escola e divulgá-la para os pais. Estipular um dia para que todos levem seus brinquedos pode ser uma alternativa interessante desde que não seja esse o único dia que eles tenham para brincar.

7 Quais objetos fazem as vezes dos brinquedos?
Há muitos que podem enriquecer a brincadeira. Quem acha que os pequenos precisam de algo específico são os adultos. O acervo pode ter coisas perenes, como caixas de madeira e tecidos. "Eles podem ser usados para construir diversos itens", explica Cisele Ortiz, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. Lupas, fitas métricas e lanternas são ótimos para estimular a meninada a estudar e explorar o ambiente.

8. Como evitar que a turma destrua os brinquedos?
Primeiramente, é fundamental compreender que mesmo os objetos de qualidade não são eternos. Depois, brinquedo desgastado é sinônimo de brinquedo usado. Explique às crianças que cuidados são essenciais para manter os itens em bom estado para serem usados por outros colegas que chegarão à pré-escola no futuro, por exemplo. Novos brinquedos no acervo, principalmente aqueles que o grupo não conhece, pedem atenção. Ninguém sabe como cuidar do que nunca viu e que não sabe como funciona.


Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/oito-questoes-como-trabalhar-brinquedos-602333.shtml?page=1

8 comentários:

  1. Muito interessante a matéria a cerca do trabalho com brinquedos, realmente a falta de verba faz com o que o professor desista de trabalhar com tal ferramenta e acaba esquecendo queexistem outras maneiras de desenvolver as atividades, sem gastar tanto. Demais!!!

    ResponderExcluir
  2. É extremamente importante reconhecer o brinquedo como uma ferramenta importante para o trabalho do professor e para o desenvolvimento da criança.Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  3. só não brinca quem não quer, pois existem muitas brincadeiras como estas mostradas que não exigem muitos recursos e as crianças adoram!!!!!!!!! muito boa essa reportagem.

    ResponderExcluir
  4. É extremamente importante reconhecer o brinquedo como uma ferramenta importante para o trabalho do professor e para o desenvolvimento da criança.Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  5. É muito interessante usar os brinquedos como ferramenta no trabalho do professor.Uma vez que cotribui na formação inteléctual do indivíduo.

    ResponderExcluir
  6. É MUITO IMPORTANTE DESPERTAR A CRIATIVIDADE ATRAVES DOS BRINQUEDOS COMO MONTAR PECINHAS DE ENCAIXAR, QUEBRA CABEÇA.DESSA FORMA A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO TEM COISA MELHOR..RSRS
    BJOS INTERESSANTE A MATERIA..

    ResponderExcluir
  7. As oito dicas são importantes para se cosolidar um ensino/aprendizagem mais significante, pois por meio de brincadeiras as crianças desenvolvem melhor sua criatividade criando e recriando novos conceitos em seu cotidiano. As dicas sobre as diversas brincadeiras são bem legais, não parem por aí meninas, continuem ofertando no blog essas dicas de aprender brincando para que novos saberes sejam construidos por meio da ludicidade.
    Rosimeire Carrijo

    ResponderExcluir
  8. ATRAVES DAS BRINCADEIRAS AS CRIANÇAS APRENDEM MAIS, PARABENS PELA POSTAGEM.

    ResponderExcluir